Já aconteceu de uma pessoa querida demorar para voltar para casa e você começar a ter pensamentos pessimistas sobre o que poderia ter acontecido a ela? Coisas como “será que teve um acidente?”, “será que ela foi assaltada?” ou “algo ruim deve ter ocorrido.”?
Esse tipo de pensamento pode ser comum, considerando a realidade em que vivemos. Entretanto, pensar constantemente coisas negativas e catastróficas pode prejudicar muito a sua qualidade de vida, gerando consequências físicas e mentais, como taquicardia, ataques de pânico e transtornos de ansiedade.
Segundo os psicólogos, pensamentos catastróficos são aqueles que imaginam eventos futuros terríveis que tenham a ver com sua família, seus planos, seu trabalho, suas economias, entre outras coisas importantes para você.
Ele pode ser uma junção de momentos do seu passado, do passado de outras pessoas ou até mesmo de notícias ruins na televisão e internet. É como se a sua mente esquecesse as possibilidades positivas e focasse apenas nas negativas.
Isso pode ser considerado como uma distorção mental da realidade, que te coloca em uma sensação contínua de ansiedade e/ou depressão, causando um mal-estar físico e podendo realmente atrapalhar seu o dia a dia.
É por isso que neste texto preparamos algumas dicas sobre como evitar pensamentos negativos e catastróficos para te ajudar a lidar com esse problema e fazer com que você viva melhor. Confira a seguir:
1 – Realize exercícios físicos
Cuidar do seu corpo, sem dúvidas, ajuda a sua mente. Além de ser excelente para a saúde e para o bom funcionamento do seu organismo, a prática de exercícios físicos também melhora o humor, aumenta a disposição e eleva as sensações de prazer.
Isso porque os exercícios ativam as produções de diversos neurotransmissores responsáveis por essas sensações, como a dopamina e a serotonina.
2 – Fique perto de coisas positivas
Ao invés de assistir àqueles programas sensacionalistas e violentos da televisão, por que você não vê uma série ou filme de comédia? Você pode ler livros engraçados, ouvir músicas felizes, conversar com pessoas alegres, brincar com seu pet, etc.
Procure sempre evitar situações e coisas negativas que possam ficar gravadas na sua mente. Concentre-se em absorver cada momento feliz que ocorre em seus dias, por menores que eles sejam.
3 – Anote tudo
Sempre que você tiver um pensamento negativo e catastrófico, pare, respire, pegue um caderninho (ou seu celular) e anote tudo o que você pensou. Depois de fazer isso, coloque os motivos pelos quais você acha que imaginou isso.
Em seguida, escreva alternativas melhores aos pensamentos negativos. Por exemplo, seu pensamento ruim diz que uma pessoa querida está demorando porque sofreu um acidente, mas a verdade é que há uma chance maior de ela simplesmente ter ficado presa no trânsito.
Ao anotar tudo, você verá que grande parte desses pensamentos são infundados e que você não precisa sofrer de ansiedade por algo incerto que provavelmente está longe de ser o que você acha.
4 – Procure um profissional
Profissionais como os psicólogos e psiquiatras existem para te ajudar a lidar ainda melhor com esse problema. Eles sabem os métodos ideais para descobrir a razão das agonias e como tratá-las corretamente.
Não tenha medo de procurar um terapeuta ou um médico (ou os dois), pois eles podem ser a ajuda que está faltando para você se livrar de vez dos pensamentos negativos e catastróficos.
Você passa por isso? Conhece alguém que passa? Esperamos que essas dicas ajudem!