É comum as pessoas confundirem o transtorno bipolar com o transtorno de borderline. Apesar de possuírem algumas características em comum ou sintomas parecidos, são doenças diferentes.
O transtorno bipolar é um transtorno mental. Seus sintomas geralmente aparecem em fases e costumam durar algumas semanas. O transtorno de boderline, por sua vez, é um transtorno de personalidade tipo B. Suas oscilações de humor passam por estágios muito rápidos.
A pessoa bipolar pode ter momentos de estabilidade, ao contrário da com borderline, na qual os sintomas decorrentes do transtorno estão sempre presentes.
Continue lendo esse post e saiba como lidar com pessoas que apresentam esses transtornos e quais são as formas de tratamento.
Qual a melhor forma de lidar com um familiar meu que possui esses transtornos?
Não é fácil conviver com uma pessoa portadora desses problemas. Separamos algumas dicas para te ajudar a lidar com elas. Confira!
- Conhecer a doença
Até que você saiba que a pessoa possui esses transtornos, a convivência entre vocês pode ser cheia de conflitos. Mas quando se recebe o diagnóstico, conhecer e pesquisar sobre o problema é o primeiro passo para manter relações saudáveis.
Ao conhecer como funciona cada transtorno, você saberá como lidar com as crises. Sendo assim, fica mais fácil ajudar ou pedir ajuda.
- Conheça seus limites e dê um tempo para si sempre que necessário
É importante conhecer e estabelecer seus próprios limites. Quando você os ultrapassa, isso pode lhe trazer sofrimento, afetando de forma negativa seu relacionamento com a pessoa. Sentimentos como o desânimo não são incomuns.
Mantenha sempre suas necessidades em mente. Não deixe que os transtornos te afetem e te adoeçam também. Pare um pouco, respire e cuide de si.
- Não julgue e não leve para o lado pessoal
Não julgue pessoa e tente não levar as atitudes dela em momentos de crise para o lado pessoal.
Para lidar com os portadores de ambos os transtornos, é necessário muito amor e paciência, além de coerência e discernimento para de fato ajudar e não piorar o quadro.
- Procurar ajuda médica e incentivar a tomar medicação
A ajuda e o acompanhamento de um psicólogo farão toda a diferença. Além de ajudar a você com suas emoções, um profissional saberá te dizer ao certo como lidar com seu familiar bipolar ou boderline.
Incentive-o a sempre tomar a medicação e realizar o tratamento corretamente, o que é fundamental para o ganho de qualidade de vida.
Como tratar transtorno bipolar e a síndrome de borderline?
O tratamento para esses transtornos é realizado através de psicoterapias e terapias, além de medicações para aliviar os sintomas.
Por serem transtornos diferentes, com causas distintas, o tratamento e os resultados também serão. Só uma avaliação com um especialista pode definir qual é a melhor conduta para cada caso, a qual trará melhores resultados.
Não deixe de procurar um especialista! Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários e em breve responderemos.